Como preparar um terrário usando materiais que temos em casa

Eu havia prometido ensinar a preparar um terrarium e estou cumprindo minha promessa. Este eu aprendi num cursinho bem interessante que fiz na Escola de Jardinagem da Prefeitura de São Paulo. É um curso ministrado no Viveiro Manequinho Lopes, dentro do Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Terrarium em latim ou terrário é uma espécie de representação do nosso Planeta Terra, com todos os principais componentes.

 

  • Vamos precisar de um vidro grande de boca larga, com tampa
  • terra adubada e peneirada
  • pedrinhas miúdas de aquário
  • areia
  • fita crepe
  • mudinhas de plantas pequenas, como samambaias, plantas suculentas e vários tipos de grama
  • insetos miúdos como joaninhas, tatu bola, minhocas, caracol, grilo, barata da terra, lagarta, centopéia, lagartixa. Não colocar bichos demais, é preciso ter bom senso para não começar seu terrarium com superpopulação.

O terrarium é um mini mundo, comporta-se como um sistema idêntico ao planeta Terra, reproduzindo o clima quente e úmido das florestas tropicais. Depois que estiver pronto ele será tampado e selado com a fita crepe. Daí em diante o mini Ecossistema vai ser autônomo, você só precisará abrí-lo se perceber que está secando, mas a idéia é que ele seja auto-suficiente. A umidade inicial deverá ser suficiente para mantê-lo úmido por longo tempo, inclusive haverá “chuva” dentro do vidro. Bem, na verdade a água vai evaporar e ficar nas paredes do vidro, depois ela escorre de volta para a terra, evaporando novamente num ciclo que pode se repetir indefinidamente por anos. Isso funciona direitinho se a gente  colocar a quantidade certa de água e manter um fornecimento de luz equilibrado, sem esquecer da qualidade da terra adubada.

Execução:

Coloque as pedras dentro do vidro até forrar completamente o fundo, preenchendo cerca de 1 cm de altura. Cubra as pedras com um punhado de areia grossa para servir de filtro. Coloque terra adubada ou terra vegetal por cima da areia até a altura de um terço do vidro. Plante as mudinhas com raiz. Não exagere na quantidade de plantas. Coloque os insetos e os outros animais. Pode até colocar um copinho descartável cheio de água para representar um lago.

Regue com água de forma que a terra fique úmida mas não encharcada nem seca. Tampe bem, passe a fita crepe para vedar e deixe em local meio ensolarado. Não pode ter sol demais nem sombra demais.

Veja bem, se você ficar abrindo o vidro a toda hora, ele não será terrário e sim um jardim.

Por enquanto é só, até mais e boa sorte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: